Na Escola Municipal Eulina Pinto de Barros, a literatura faz sair do chão. A unidade, tem sua história marcada por uma equipe dedicada e afetiva, que busca incansavelmente o melhor para os seus alunos.

Dessa forma, diversos projetos surgiram para que os alunos pudessem sair do bairro Nossa Senhora do Carmo, onde está localizada a escola, e conhecer a história da cidade de Duque de Caxias. Ao retornar de um desses passeios, os alunos do 4° ano da professora Gisele Santos, foram incentivados a escrever uma redação sobre o que tinham vivenciado. Juntos, os textos formaram o livro “Cidadania em Minha Vida: Reflexões de jovens escritores da Baixada Fluminense”. O livro contem o relato de estudantes de outras escolas públicas de Duque de Caxias, e que pela dedicação e comprometimento da Orientadora Pedagógica, Fabiana Esteves, com a organização da professora, Bianca Maia, fez chegar até a Bienal do Livro em 2019.

Como forma de apresentar o livro para a comunidade ao redor da escola e para os pais dos alunos, surgiu a Primavera Literária. Nesta ação, os pequenos escritores puderam autografar o livro que tem a participação deles, tornando a atividade, um projeto fixo da escola. “A proposta da escola foi tirar os alunos daqui de dentro…Era para sair do chão da escola e conhecer um pouco do mundo que os cerca, conhecer as várias possibilidades que há além dos muros da escola, conhecer a cidade em que vivem”, conta a diretora, Alba Valéria.

Este ano, o projeto recebeu diversos escritores para uma roda de conversa, onde os convidados contaram sobre suas trajetórias e realizações no mundo da literatura. Inclusive, dentre os escritores, esteve presente um ex-aluno da escola que se tornou escritor, Jeferson Barbosa. O ex-aluno e escritor, que há dez anos escreveu o livro que leva o nome do bairro Nossa Senhora do Carmo, onde cresceu e estudou, formou-se em jornalismo e está cheio de projetos.

A Subsecretária de Administração e Gestão de Pessoal, Sônia Pegoral, esteve presente em um desses momentos, para prestigiar o evento e aproveitou para incentivar a escrita entre os alunos. Destacando que a leitura tem o poder de transformar vidas, fazendo o leitor viajar e sonhar realidades diferentes daquela em que está inserido.

About Marilea Lopes