A música é capaz de ocasionar transformações surpreendentes na vida das pessoas. Segundo os próprios alunos da rede municipal de ensino de Duque de Caxias, o envolvimento com a arte musical contribuiu para que se tornassem pessoas mais comprometidas com a escola e com a própria vida, além de perderem a timidez.

Engajada em criar meios de abrir as portas para atrelar a música ao ensino, a Secretaria Municipal de Educação comemora a data de hoje, 01 de outubro, Dia Internacional da Música, com exemplos que evidenciam o sucesso dessa prática. São alunos que criaram a própria banda de rock com apoio da escola; banda marcial reativada; professores de música encantados com o desenvolvimento dos estudantes e o projeto musical inédito “Orquestra nas Escolas”, lançado este ano em uma unidade, cuja intenção da SME é ampliar para toda a rede.

Um dos destaques é a Escola Municipal Professora Olga Teixeira de Oliveira, onde oferece aulas de música e há um celeiro de talentos. Lá, por exemplo, quatro estudantes, do 9º ano de escolaridade, decidiram montar uma banda de rock, batizada de Primeira Turma. Talentosos, Cláudio Luiz de Paula, 14 anos (vocal), Guilherme Henrique do Nascimento, 14 (baixo), Jhonatan Torres, 14 (bateria) e Filipe Torres, 14 (guitarra), fazem sucesso quando se apresentam nos eventos da escola. Eles contam que o apoio dos educadores foi fundamental para que o sonho se tornasse realidade. “Tivemos aulas de música com os professores Izidoro e Sandro. Além disso, usamos o baixo da escola. A nossa diretora também é top. Temos ainda o apoio da nossa família, o que é muito importante”, contou Filipe.

Já Cláudio revela que a música transformou a sua vida para melhor. “Passei por uma época muito triste, vivia sozinho, mas a música me resgatou. Quando eles me convidaram, eu logo topei e comecei a estudar canto e teoria aqui. Hoje, somos populares na escola e ainda passei a sentir mais vontade de estudar”, orgulha-se o vocalista.

Para completar, na mesma unidade, ainda foi reativada recentemente a Banda Marcial Professor Alírio José, que estava parada há 4 anos. Para a maestrina, Sheila Nogueira, a iniciativa só fortalece a qualidade do aprendizado “É muito gratificante estar de volta. Os alunos estão muito felizes, comprometidos e já temos 30 componentes”, comemorou.

E não para por aí. Na escola também foi montada recentemente uma oficina de violão, que tem atraído os estudantes.

Para a diretora da Olga Teixeira, Maristela Abichacra, investir em música é uma questão de gestão. “Tem que realmente querer e saber administrar o dinheiro. Não é muito o que a gente recebe, mas, aos poucos, a gente consegue”, avalia.

Paralelamente, na Escola Municipal Governador Mário Covas Junior, em Cangulo, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com os programas Som Mais Eu e Sinta o Som, vinculados ao Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), lançou o projeto “Orquestra nas Escolas”. Ao todo, são beneficiados pela iniciativa 322 alunos, com aulas de violino e flauta. O objetivo é expandir para todas as unidades escolares.