O projeto “Educação Também Faz Arte” tem transformado a vida de alunos da rede municipal de ensino de Duque de Caxias. Desde o início deste ano, quando a ação foi implementada, fruto da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação (SME-Caxias) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), passeios a pontos turísticos e a equipamentos culturais passaram a ser frequentes na programação escolar, além de relatos inspiradores de estudantes.  Um dos destaques é o da aluna Larissa Cristina Duarte, de 16 anos, do 9º ano, da Escola Municipal Nilcelina dos Santos Ferreira:

“É uma oportunidade maravilhosa para nós. Foram momentos incríveis. Conheci lugares lindos e aprendi coisas importantes, por exemplo, sobre a natureza, além de me divertir com meus amigos. Sem dúvida, é algo que vai ficar marcado na minha vida”, contou a aluna, que ainda foi aprovada recentemente para ingressar no curso técnico do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), resultado da parceria com a SME.

O projeto “Educação Também Faz Arte” oferece idas a museus, teatros, exposições, parques, centros culturais, circos, enfim, vários espaços de entretenimento e conhecimento. O beneficio é oferecido para todos os alunos,  desde a creche a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A grande maioria, inclusive, conta ter sido a primeira vez que entrou em um desses locais e que só conhecia pela TV. O resultado pode ser conferido em meio a expressão e o brilho no olhar de cada um.

A organização e o agendamento dos passeios culturais são de responsabilidade da Subsecretaria de Acompanhamento às Ações Institucionais da SME. O objetivo, de acordo com a subsecretária Iracema Costa, é atender a todas as unidades escolares para que todos, sem qualquer distinção, tenham a mesma oportunidade.