Educação sustentável levada a sério. O projeto Mãos à Horta acaba de chegar em mais uma unidade de ensino público do município de Duque de Caxias. Desta vez, a contemplada é a Creche e Escola Municipal Professora Maria Anger Dias Guarino, em Campos Elíseos, onde atende 156 alunos da Educação Infantil.  Nesta quarta-feira (27/10) foram inaugurados amplos e coloridos canteiros de hortaliças e plantas medicinais pela secretária de Educação, Roseli Duarte, acompanhada das subsecretárias Pedagógica, Myriam Medeiros, e de Acompanhamento às Ações Institucionais, Iracema Costa, respectivamente.  Também estava presente a diretora do Departamento de Programas e Projetos Educacionais da SME, Arlene Cavalini, que coordena o projeto, entre outras chefias.

O projeto Mãos à Horta tem por objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da terra, da sustentabilidade e do consumo de uma alimentação saudável. A participação deles no processo é integral, desde o plantio das sementes até a colheita e o consumo.

Para Roseli, que participou do plantio das primeiras mudas junto com os estudantes, o projeto Mãos à Horta traz a esperança de uma educação ampla e eficaz:

“No momento que a gente vê uma criança plantar, a gente percebe que a esperança está nesse ressurgir. As escolas que estão avançando com esse projeto nos trazem a expectativa de alunos que valorizam a natureza, uma alimentação saudável e que fazem com que esse conhecimento chegue até suas famílias. Parabenizo a equipe que está à frente desse projeto e que a gente possa alcançar muitas outras unidades escolares”.

“Quando a horta chegou à escola, movimentou toda a comunidade escolar. Priorizamos uma escola sustentável, dotada de valores e de ensinamentos sobre a importância dos cuidados com a natureza e da formação de cidadãos críticos e conscientes”, destacou a diretora, Daniele Soares.

Na ocasião, além do encantamento do plantio, os pequenos da classe de 5 anos, da educadora Karla Kremer, apresentaram a peça “História da Sementinha”, que narra  a importância da luz do sol e da chuva.

Para tornar as hortas mais bonitas, sustentáveis e atrativas, elas são decoradas com garrafas pets coloridas e em variados formatos, entre eles, de coração, estrela e círculo. Para isso, a SME adotou uma campanha de arrecadação do material (2 ou 1,5 litros), como sendo um ponto de coleta na entrada principal da sede.

Outras escolas também reativaram seus canteiros de hortaliças. São elas:  Creche e Pré-Escola Municipal Irma Arnalda Da Silva Neves, Creche Centro de Atendimento à Infância Caxiense (CCAIC-Parque Muísa), Creche e Pré-Escola Municipal Teresa de Lisieux e Creche Municipal Dona Leda Granja Victer.