Cultura, educação, diversão e arte em um único evento gratuito para presentear a comunidade escolar e a população de Duque de Caxias. A abertura do festival literário “Energia para Ler” aconteceu nesta sexta-feira (03), no Ciep 319 – Oduvaldo Viana Filho, em Jardim Anhangá, marcada por momentos sensacionais e promete repetir a dose nos próximos quatro dias de festa.

O primeiro dia contou com a participação da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, e da secretária de Educação, Roseli Duarte, entre outras autoridades. Teve, ainda, a palestra “Vida de Professor”, com o humorista Diogo Almeida, que fez o público dar boas gargalhadas. Outro momento especial foi a homenagem aos professores autores literários da rede municipal, que receberam Moção de Aplausos. Eles também protagonizaram uma tarde de autógrafos com suas belas obras da literatura infantil. Da mesma forma, foi celebrada a premiação dos alunos que venceram o concurso Luzes da Cidade, além de um emocionante encontro com famílias e Conselhos Escolares, como forma de enaltecer a importância dessa parceria, entre outras atrações.

Encantada por encerrar o tour “Energia para Ler”, em Duque de Caxias, depois do sucesso no interior do Estado, Danielle Barros destacou que o sentimento é de dever cumprido:

Independente do real impacto que causamos em outras cidades, é aqui que o projeto tinha que terminar. Eu e o deputado federal Aureo Ribeiro temos colocado a nossa assinatura em ações bem bacanas para a população. Nós, que fomos alunos dessa cidade, dessa rede, precisávamos trazer um evento como esse para vocês, dentro de uma escola e em um bairro que não fosse no Centro. Aproveitem essa festa, que celebra o livro, a amizade, a vida, a educação e a cultura. Venham com os filhos, com a família, com os alunos”, destacou.

Para Roseli Duarte, a iniciativa é de uma energia bastante positiva. “Nós estávamos precisando de um evento como este. A gente precisava se divertir e crer em dias melhores”, agradeceu.

O primeiro dia ficou marcado por uma plateia formada, em sua maioria, por professores e diretores. A atração principal ficou a cargo do Diogo Almeida, famoso em todo o país com seus temas satíricos voltados para o meio educacional. Além de divertir o público com suas histórias, ele era disputado pelos educadores para sair nas selfies e conceder autógrafos.

E não parou por aí. O evento também foi marcado por emocionantes apresentações de ballet: Projeto Pequenos Passos, desenvolvido pela SME-Caxias, e que foi representado por alunas da Escola Municipalizada Sergipe, em Xerém, com a professora Grazi Di Castro; e o “Arte em Movimento”, com o professor Guilherme Diaz, que atua também com alunos da Educação Especial, fruto da parceria da SME com a Associação Pestalozzi, em Duque de Caxias.

Concurso Cultural

O Concurso das Artes – Luzes da Cidade premiou oito alunos, da Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental, em três categorias: desenho, poesia e audiovisual. Eles ganharam bicicleta, tablet e celular. Os vencedores foram das seguintes unidades escolares: CIEP 319 Oduvaldo Viana Filho, E.M. Capitão Fuzileiro Eduardo Gomes de Oliveira, E.M. Macarenhas de Moraes, E.M.Márcio Fiat, E.M. Mauro de Castro, E.M. Parque Capivari e E.M. General Mourão Filho.

Nos próximos dias, durante a programação, haverá contação de histórias, musicais, teatro infantil, distribuição de kits literários para os alunos, espaços literários, artistas convidados e muita diversão. Vale a pena conferir!