A música deu uma nova direção na vida de alunos da Escola Municipal Governador Mário Covas Junior, no Cangulo. Eles fazem parte das oficinas de violino e flauta doce, implementadas na unidade no início deste ano. Na terça-feira (14/12), o resultado do aprendizado pôde ser conferido durante a apresentação de final de ano que emocionou a todos.

Na plateia, além de alunos, estavam os pais e familiares orgulhosos.  Para Patrícia Alves, mãe de Crislayne Alves, de 10 anos, estudante de violino, o projeto mudou a vida de sua filha. “Ajudou muito no comportamento e no desenvolvimento dela na escola. É uma alegria muito grande ver o quanto a minha filha evoluiu graças a um instrumento”, relatou, visivelmente emocionada.

A secretária municipal de Educação, Roseli Duarte, prestigiou a apresentação, ao lado da coordenadora do programa “Orquestra nas Escolas”, Moana Martins e da diretora da Escola Cíntia Nicolau. Encantada com o resultado do programa, a secretária destacou o poder transformador que a música oferece na formação do aluno.
“A música contribui tanto para a disciplina quanto para a aprendizagem. Conseguimos atingir os nossos objetivos aqui, mas nossa intenção é avançar cada vez mais. O importante é oferecer o que há de melhor para todos”.

Da mesma forma comemorou Moana: “Tenho certeza que ainda veremos esses meninos e meninas nos palcos de teatros, protagonizando grandes espetáculos. Crianças e jovens precisam de reconhecimento, de espaço, de oportunidade”.

O evento contou ainda com a participação especial da camerata de cordas, do projeto Som+Eu.

As oficinas de flautas e violinos integram o programa “Orquestra nas Escolas”, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação com os projetos Som + Eu e Sinta o Som, vinculados ao Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), e apoio da petroquímica Braskem. O projeto começou como piloto e a intenção é expandi-lo para outras unidades escolares da rede. A Subsecretaria de Acompanhamento às Ações Institucionais, sob o comando de Iracema Costa, está à frente do programa.

Também estavam presentes, as subsecretárias Pedagógica, Myrian Medeiros, e de Administração e Gestão de Pessoal, Sônia Pegoral.