Para contribuir com a qualidade da aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação abraçou uma ação que mudou a vida de muitos alunos. Trata-se de diagnosticar a deficiência visual de crianças e ainda doar os óculos. A iniciativa é graças à parceria que a SME assumiu com a Fundação ArcelorMittal, autora do programa Ver e Viver. As crianças, acompanhadas de seus pais ou responsáveis, ainda podem escolher a armação do acessório.

A entrega dos óculos foi realizada nesta terça-feira (21/12) para cerca de 30 alunos do Ciep 319 – Oduvaldo Viana Filho, no Jardim Anhangá. O momento foi conduzido pela subsecretária Pedagógica, Myrian Medeiros, e pela coordenadora do Departamento de Programas e Projetos Educacionais (DPPE), Arlene Cavalini. Antes, os alunos passam por triagem e exames. A ação, que começou em 2019, já contemplou, com a entrega de óculos, 288 estudantes do 4º distrito, e, agora, começou a atuar no 3º distrito. A emoção da garotada ao receber o presente é contagiante.

“Estou muito feliz! A minha filha estava com dificuldades nas aulas. A professora já tinha me alertado sobre o problema, mas eu não tenho condições financeiras para mandar fazer os óculos”, contou Daniele Pereira, mãe da aluna Micaelly Pereira, de 11 anos.

“Nosso objetivo é diagnosticar os alunos com problema de visão para que possam melhorar o desempenho em sala de aula e ter qualidade de vida. Identificamos criança aqui, por exemplo, com cinco graus”, avaliou Arlene.

Para a avaliação das crianças, inicialmente, elas passam por uma triagem com especialistas na própria unidade escolar. Após a pré-avaliação, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, os alunos identificados com possíveis problemas visuais são encaminhados para uma consulta no Hospital Municipal do Olho Júlio Cândido de Brito. Porém, por conta do período pandêmico, o exame está sendo feito em uma unidade móvel oftalmológica. A doação dos óculos é feita pela ótica Carol, parceira da Fundação ArcelorMittal.

A diretora do Ciep 319, Deborah Melissa Virmecati, por sua vez, está encantada com o resultado do projeto: “Tem benefício melhor do que esse para os nossos alunos? Eles e seus familiares estão maravilhados. Muitos estavam com dificuldade na alfabetização por não enxergar direito, mas agora tudo será diferente. Sou muito grata à SME e a todos os envolvidos”, comemorou.

 

 

About Marilea Lopes