Mais comodidade, acessibilidade e segurança. A volta às aulas começou de maneira ainda mais especial para os alunos da Escola Municipal Dr. Ely Combat, em Xerém. A Secretaria Municipal de Educação atendeu ao apelo da comunidade do Cantão e destinou um ônibus escolar para contemplar os alunos que dependem do transporte para chegar até a unidade. A entrega aconteceu nesta terça-feira (08/02) pela secretária de Educação, Roseli Duarte, que estava acompanhada da subsecretária de Acompanhamento às Ações Institucionais, Iracema Costa, e da coordenadora de Transporte Educacional, Geise Silva. O vereador Junior Reis também esteve presente. Ao todo, serão beneficiados 70 estudantes. A alegria estava visivelmente estampada no rosto da garotada.

Para Roseli, são iniciativas como essa que fazem com que a Educação seja referência em qualidade e compromisso social.

“A democratização da educação é levar a possibilidade de acesso a todos os nossos alunos. Ficamos muito felizes quando o anseio da comunidade é realmente atendido. Isso faz com que tenhamos um combustível maior para lutar pelos direitos das nossas crianças e adolescentes. E o transporte escolar certamente é um dos direitos que eles merecem”, destacou.

Durante a cerimônia de entrega, pais e responsáveis dos alunos eram só gratidão. A dona de casa Roseane Santos, que é mãe dos alunos, Davi, de 12 anos, e Isaque, de 10, é um dos exemplos. “Estamos muito felizes. O transporte público parou de circular na comunidade desde a pandemia e não voltou mais. Por isso, meus filhos ficaram durante todo esse período no ensino remoto, já que não tinham condições de caminhar até aqui. Essa escola é uma das melhores do bairro e eu não queria perder as vagas. Felizmente, nossas solicitações foram ouvidas logo no início do ano letivo”, agradeceu.

A diretora da unidade, Valdineia Januário, acrescentou: “Este ônibus vai amenizar o sofrimento de muitas famílias do bairro Cantão. Além disso, é um ganho enorme para a escola, pois vamos evitar as evasões, além dos atrasos”,

O ônibus entregue faz parte da frota dos 25, que foram adquiridos por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), cujos recursos financeiros foram viabilizados pela emenda parlamentar do deputado federal Aureo Ribeiro. Em breve, serão adquiridos mais sete veículos. Ao todo, são mais de 2.500 crianças da rede beneficiadas.

Os ônibus contam com dispositivo de acessibilidade do tipo poltrona móvel para garantir o embarque e o desembarque dos estudantes com deficiência ou com mobilidade reduzida. Além disso, possuem cinto de segurança em todos os assentos, tacógrafo eletrônico, limitador de velocidade e GPS para garantir uma melhor segurança para os alunos.