Investimento na Educação Infantil a gente vê por aqui. Mesmo em meio à pandemia, a Prefeitura de Duque de Caxias seguiu em ritmo acelerado com a construção de novas creches. Ao todo, serão entregues seis unidades para a população de Duque de Caxias. Algumas, inclusive, estão em fase de finalização. Os bairros contemplados são: Campos Elíseos, Corte Oito, Chácara Rio-Petrópolis, Imbariê e Jardim Anhangá. Ao todo, as creches terão capacidade para atender, em tempo integral, mais de 2.500 crianças, de 1 a 3 anos.

Para a secretária de Educação, Roseli Duarte, a construção das creches reflete um grande avanço para a cidade, pois beneficiará não só os pequenos, mas também pais ou responsáveis que sonhavam por essa oportunidade.

“O prefeito Washington Reis tem mostrado muita sensibilidade para atender esse público. Consideramos também as famílias, mães que terão a possibilidade de trabalhar e deixar os seus filhos num lugar seguro, com alimentação saudável e, acima de tudo, sendo preparados para uma alfabetização fundamentada nos princípios que a pré-escola e a creche oferecem”, destacou a gestora.

Construídas com modernas e amplas instalações, das sete novas creches, cinco são com recursos federais, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação, fruto de emenda parlamentar destinada pelo deputado Aureo Ribeiro. Em agosto de 2020, por exemplo, foi inaugurada, nesses mesmos moldes, a Creche Municipal Dona Leda Granja Victer, no bairro Parque Paulista. Já outras duas, estão sendo erguidas com recursos próprios da prefeitura.

As creches contempladas pelo FNDE são padronizadas com ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: amplas salas de aula, sala multiuso, sanitários com acessibilidade, fraldários, lactários, área de higienização pessoal, recreio coberto, parque, refeitório, além das áreas administrativas e de serviço.