Ideias criativas e sustentáveis merecem ser compartilhadas para inspirar outras pessoas e é justamente uma ação assim que apresentamos para você.

Com a proposta de ensinar seus alunos na prática diária a respeitar e a cuidar do meio ambiente, a professora Cecília Rodrigues, da turma da Educação Infantil, da Escola Municipal Cora Coralina, decidiu tornar sua sala toda sustentável. Tudo lá é reutilizável ou permanente. O resultado? Os pequenos sabem na ponta da língua a importância do seu papel. “Temos que cuidar da natureza, é a nossa vida”, disparou a sábia Larissa Moraes, de apenas 5 anos, enquanto exibia sua garrafinha de água reaproveitada e com o seu nome.

Para alcançar o objetivo sustentável, Cecília, com a ajuda da colega, a professora Lúcia Rosalba, faz campanhas em meio à comunidade escolar e arrecada materiais que seriam descartados para reutilizá-los. São potes, garrafas pet, rolinhos de papel higiênico, caixotes, papelões, enfim, materiais que iriam virar lixo são transformados em brinquedos, utensílios, armários, objetos decorativos, entre outras utilidades pedagógicas.

Orgulhosa com a repercussão do trabalho, Cecília avalia:

“A infância é a melhor etapa para eles absorverem esses conhecimentos e levarem para o resto da vida. Ensino que nem tudo é lixo e quando tiramos do meio ambiente, estamos ajudando a preservar a nossa vida e a dos animais. Aqui, por exemplo, não se usa mais copo descartável, o que costuma demorar 100 anos para se decompor. Por isso, reutilizei garrafinhas pet, higienizei e as identifiquei com o nome de cada um. Eles passam a entender a sua responsabilidade na sociedade e o que podem fazer para melhorar isso. Se cada um fizer um pouquinho, a gente pode mudar o mundo”.

E não para por aí. A próxima meta de Cecília é promover reuniões com os pais e responsáveis para conscientizá-los sobre a importância da economia familiar na utilização e no reaproveitamento de produtos da melhor maneira.

About Marilea Lopes