O futuro começa aqui. A prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou nesta quinta-feira (31) mais uma unidade escolar com modernas e amplas instalações. Denominada Creche e Pré-Escola Professora Rosalita da Silva Netto, a inauguração foi oficializada pelo prefeito Washington Reis, acompanhado da secretária de Educação, Roseli Duarte, e dos deputados federal Aureo Ribeiro, e estadual, Rosenverg Reis, e da diretora da unidade, Denise Ana de Oliveira, entre outras autoridades. A unidade vai atender 200 crianças, em período integral, e foi construída com recursos federais obtidos junto ao Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A ocasião foi marcada em meio a um clima de muita emoção e reflexão. O nome da unidade faz uma justa homenagem à educadora Rosalita Netto que dedicou 36 anos de sua vida ao magistério e deixou um legado pautado na solidariedade, no amor e na dedicação em prol de uma educação pública transformadora. A cerimônia contou com a presença de sua filha, Thamires Netto, que estava visivelmente emocionada, acompanhada de outros familiares.

Para o prefeito Washington Reis, investir na educação é uma de suas prioridades:

“Essa é a segunda creche de alto padrão que entregamos e, em breve, vamos entregar outras cinco no mesmo molde. Além disso, outras unidades escolares serão inauguradas. Nossa cidade vai voar e devemos também essa ascensão aos nossos queridos professores. Prefiro gastar mil reais com cada criança na creche, do que três mil com um cidadão na prisão”, afirmou.

Já Roseli Duarte destacou a importância do espaço para atender a carência da população e agradeceu a homenagem dedicada à amiga.

“Essa creche é uma vitória, não somente para nós, mas, principalmente, para essa comunidade. O prefeito está deixando mais um legado para a nossa educação pública e nós só temos o que agradecer. Da mesma forma, o deputado Aureo Ribeiro que tem se empenhado em trazer os recursos federais. Por outro lado, hoje também é um momento muito especial, porque homenageamos a minha saudosa amiga que realizou um trabalho de excelência e mostrou o verdadeiro sentido do que é ser um servidor público.

Aureo Ribeiro, por sua vez, mostrou estar com sentimento de dever cumprido:
“Essa creche foi feita com muito trabalho e dedicação. Buscamos recursos em Brasília para tornar sonhos realidade na nossa cidade. Além disso, o nome da creche é uma forma de devolver tudo de especial que a Rosalita nos deixou”, frisou.

Durante a inauguração, alunas de balett da Creche Municipal Ayrton Senna, do projeto Pequenos Passos, apresentaram um linda e emocionante coreografia.

Construída com modernas e amplas instalações, a nova unidade conta com ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: dez salas de aula, sala multiuso, sanitários com acessibilidade, fraldários, lactários, área de higienização pessoal, recreio coberto, parque, refeitório, além das áreas administrativas e de serviço.