Orientações, novos conhecimentos, troca de experiências e acolhimento. São práticas que marcaram a I Jornada Administrativa e Pedagógica, promovida nos dias 17 e 18 de maio, pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Acompanhamento às Instituições do Sistema de Ensino (DAISE) e da Coordenadoria de Supervisão e Orientação Educacional (CSOE), no auditório Colégio Pedro II, campus Duque de Caxias.

A formação, que visa avanços para o ensino público municipal, foi direcionada para diretores, secretários, auxiliares e orientadores educacionais e pedagógicos. Na ocasião, foram feitas análises e orientações de práticas do dia a dia escolar, entre outras metas a serem traçadas. Ao final, foi aberto para os profissionais fazerem perguntas e tirarem suas dúvidas.

No primeiro dia, foram abordados assuntos sobre a rotina administrativa das unidades escolares, tais como: calendário escolar, matrículas, livro de ponto, ata de conselho de classe e diário, entre outros assuntos. Já o segundo dia focou no trabalho do professor especialista, com temas sobre o Projeto Político Pedagógico, registros escolares, processo de avaliação e as relações interpessoais no espaço escolar.

Para a diretora do DAISE, Denise Massad, a integração de sua equipe com a escola é fundamental no processo.

“Participamos da apuração de reclamações, de sindicâncias, do acolhimento aos pais quando nos procuram, mas a melhor parte é sermos o elo entre as escolas com a Secretaria Municipal de Educação. Por isso, o nosso objetivo é sempre buscar o melhor e essa retomada da formação é fundamental”, destacou a diretora, enquanto apresentava a equipe do CSOE.

A secretária de Educação, Roseli Duarte, acompanhada das subsecretárias, participou do evento e avaliou a importância do encontro.

“Tenho a certeza que todos que entraram aqui sairão diferentes. Tudo isso é para que a nossa escola pública permaneça referencia de ensino no estado”.

“Somos uma rede que está entrelaçada e que precisa se conectar com o outro. O nosso ideal é que a nossa prática pedagógica seja transformadora, cuja finalidade é garantir um perfeito ano letivo para os nosso alunos, acrescentou a subsecretária Pedagógica, Myrian Medeiros.

“Esse encontro é de muito aprendizado, de muita esperança, fé e união, porque, literalmente, nesse momento de retomada à vida, ninguém larga a mão de ninguém”, concluiu a subsecretária de Subsecretária de Administração e Gestão de Pessoal, Sônia Pegoral.

Os dois dias de encontro ainda foram marcados com as belas apresentações de ballet, das escolas municipais Sergipe e Cora Coralina, do Projeto Pequenos Passos, além do coral da Escola Roberto Weguelin de Abreu.

About Marilea Lopes