Por um futuro com mais oportunidades! A língua espanhola fará parte da grade curricular dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professora Nilcelina dos Santos Ferreira, em Santa Cruz da Serra, que já oferece curso de inglês. A iniciativa é graças a parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e a Fundec (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia) com o Consulado Geral do México, no Rio de Janeiro.  A proposta visa ainda promover intercâmbios culturais por meio de visitas dos alunos ao país latino, além de cursos de aperfeiçoamento para os professores.

Na segunda-feira (06/06) foi realizado, na própria unidade, um encontro para dar início ao processo de implementação do idioma com as presenças do prefeito Wilson Reis, da cônsul-adjunta do México, Ana Luisa Vallejo, da secretária de Educação Roseli Duarte, da diretora de Educação da Fundec, Alcineia Oliveira, da diretora da escola, Suzana Oliveira, e professoras envolvidas. Na ocasião, o consulado ainda doou material pedagógico para os professores.

“Creio muito nesse projeto e sei que muitas coisas boas virão. É importante ir além dos muros para adquirir mais conhecimentos. É mais um avanço para a nossa educação pública”, pontuou o prefeito.

“Sabemos que aquilo que a gente pega para fazer, a gente faz direito. Nossa única finalidade é atender com excelência os nossos alunos, sejam eles crianças, adolescentes, jovens ou adultos”, acrescentou a secretária.

“É algo muito bom para os nossos alunos e para a comunidade. É oferecer novas oportunidades para que eles tenham mais opões de terem um futuro melhor”, finalizou a diretora da escola.

Vale lembrar que, recentemente, Duque de Caxias por meio da Fundec e SME, assinou acordo com a Universidade Anônima de Guadalajara e a cidade de Zapopan, no México, que visa promover para toda a rede de ensino, intercambio educacional, tecnológico e cultural entre as duas cidades.

Participaram também do encontro as subsecretárias Pedagógica, Myrian Medeiros, de Administração e Gestão de Pessoal, Sônia Pegoral, e Acompanhamento às Ações Institucionais, Iracema Costa, além das diretoras da SME, de Programa e Projetos Educacionais Arlene Cavalini, e do Departamento de Educação Básica, Vilma Soares, e o coordenador de Projetos da Fundec, Antônio Carlos Rodrigues.