O cardápio da alimentação escolar da rede municipal de ensino de Duque de Caxias virou referência de criatividade e qualidade nutricional para todo o país. Isso mesmo! É que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), produziu um caderno com refeições inovadoras servidas para estudantes. E, em Duque de Caxias, foram selecionadas sete receitas, elaboradas pelas nutricionistas da Coordenadoria de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação.

São elas: bolinhas de peixe, molho de tomate fake, milkshake de maracujá, salpicão de frango (batata, cenoura e frango), iogurte de inhame com manga, estrogonofe nutritivo e hambúrguer de frango com aveia. O material está disponível para leitores de todo o país, no site do FNDE.Para a secretária de Educação, Roseli Duarte, a publicação serviu para selar a qualidade da alimentação servida nas escolas e incentivar os profissionais a fazer sempre o melhor.

“Contemplar sete receitas no livro do FNDE, num país com mais de cinco mil municípios demonstra a credibilidade, o compromisso e, principalmente, a criatividade das nossas nutricionistas e das nossas merendeiras. Sabemos que Duque de Caxias é um munícipio pioneiro em relação a este tipo de desafio”, destacou a gestora.

Vale destacar que as receitas seguem as normas estabelecidas pela Resolução CD/FNDE nº 6/2020, que determina que os cardápios da alimentação escolar devem ter como base a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados. A resolução também proíbe a oferta de alimentos ultraprocessados e a adição de açúcar, mel e adoçante nas preparações de bebidas para crianças com até três anos de idade, visando à construção de hábitos alimentares mais saudáveis e à prevenção da obesidade logo nos primeiros anos de vida.

Nossas receitas selecionadas: