Juntos podemos prevenir o suicídio! Consciente sobre a importância desse assunto, a Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira (21/09) o encontro formativo “Todos pela vida, a informação também previne”, voltado para gestores e orientadores pedagógicos e educacionais, no auditório do Colégio Pedro II – campus Duque de Caxias. A iniciativa foi feita com base na campanha nacional de prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo, discutida durante todo o mês.

O assunto é sério. Segundo a Organização Mundial de Saúde, no Brasil são, em média, 14 mil suicídios por ano — cerca de 38 pessoas tiram a própria vida, por dia, no país, sendo a quarta maior causa de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos de idade.

Na ocasião, estavam presentes a secretária de Educação, Roseli Duarte, a subsecretária Pedagógica, Myrian Medeiros, a responsável pelo Departamento de Acompanhamento às Instituições do Sistema de Ensino (DAISE) e da Coordenadoria de Supervisão e Orientação Educacional (CSOE), Denise Massad e do Núcleo Multiprofissional (NUMP), Rose kauss, que estava à frente do evento.

“Isso aqui não é uma comemoração, é um alerta. É um momento que a gente precisa estar juntos, discutindo, encontrando caminhos e possibilidades para que essas questões que a gente enfrenta dentro da escola possam ser amenizados”, destacou Roseli.

“Recebemos, diariamente, cerca de 2 a 3 chamadas de emergência nas escolas sobre problemas relacionados à automutilação ou tentativa de suicídio dos alunos”, contou a responsável pelo Nump.

O encontro foi marcado por dinâmicas de reflexões sobre os valores da vida, troca de vivências profissionais e orientações sobre a identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, desmistificando, ainda, o preconceito sobre o assunto.

Outro ponto importante foi a apresentação de um grupo de teatro, formado por alunos da Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo. A montagem abordou a questão do bullying, um das maiores causas que influenciam a depressão de alunos na escola, passando mensagem de alerta e conscientização.