Duque de Caxias sediou pela primeira vez o Festival Paralímpico. O evento foi realizado neste sábado (24), na Vila Olímpica, e contou com a participação de vários alunos com e sem deficiência de escolas municipais e da Lions Clube AMA Xerém. Vale destacar que o Festival ocorre este mês em alusão à celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).  A ação foi promovida graças à iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Caxias), que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

As modalidades disputadas do Festival Paralímpico foram futebol de 5, parataekwondo e parabadminton. O empenho e a emoção da garotada eram contagiantes. Ao final, os participantes foram agraciados com medalhas e palavras de incentivo.

Estavam presentes, o prefeito Wilson Reis, as subsecretárias de Educação Myrian Medeiros e Sônia Pegoral, a coordenadora da Educação Especial, Renata Vogas, além do presidente da OAB- Caxias, Wagner Botelho e da presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência e Coordenadora do Festival Paralímpico, Adriana Lima.

Na ocasião, houve ainda a apresentação da coreografia Lago das Fadas, encenada por alunos com deficiência, da Escola Municipal Álvaro Alberto e da Associação Pestalozzi de Duque de Caxias.