Pais e responsáveis conscientes, filhos vacinados! Para bater a meta de crianças imunizadas durante a campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) em Duque de Caxias, a secretarias municipais de Educação e de Saúde se uniram para montar uma força-tarefa. Nesta sexta-feira (07) aconteceu o lançamento da campanha nas creches e pré-escolas da rede, que também estão abertas à comunidade. A secretária de Educação, Roseli Duarte, e o secretário de Saúde, Daniel Puertas, estiveram na unidade Professor João de Oliveira, no bairro Centenário, para acompanhar de perto a ação. Lá, além de ter alcançado uma boa procura, a garotada se divertiu com a presença do Zé Gotinha (personagem símbolo da campanha nacional), e ainda ganhou certificado.

“A poliomielite é uma doença erradicada em nosso país desde 1994, mas nos últimos dez anos vem tendo uma baixa no quantitativo de crianças vacinadas. Precisamos reverter esse quadro. A partir daí, a secretária Roseli nos ofereceu apoio. A nossa meta é vacinar um percentual de 95% de crianças. É uma luta grande que nós travamos, mas vamos conseguir”, afirmou o secretário Puertas.

“O nosso apelo é para que pais e responsáveis tragam seus filhos para serem imunizados e aproveitem para atualizar a carteira de vacinação. A Educação e a Saúde estão de mãos dadas em prol do bem-estar e da vida das nossas crianças”, acrescentou a Roseli.

“Fizemos uma busca ativa para conscientizar os pais e responsáveis sobre a importância de proteger os seus filhos, e deu muito certo”, comemorou a diretora Débora Guedes.

Vale lembrar que a vacinação, que é por via oral, já acontece nos postos de saúde do município, e foi prorrogada até dia 29. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h. A ação é destinada para crianças de 1 a 4 anos de idade.

Para os pais e responsáveis que estavam presentes, participar da ação é um ato de amor e cuidado com seus filhos.

“É muito importante que todos tragam seus filhos para vacinar. A campanha na escola ainda facilitou a vida da gente, pois é muito prático e rápido. Essas gotinhas podem evitar que os nossos pequenos possam ficar paralíticos o resto da vida”, alertou Thaynara Silva, que é mãe de Abner Silva, de 2 anos.

About Marilea Lopes