Novas diretrizes, novas práticas, novos avanços! O processo para a construção de uma nova proposta curricular pedagógica a ser implementada no ensino municipal de Duque de Caxias está seguindo a pleno vapor. O novo documento, que não era atualizado há 18 anos, tem como função estabelecer um ensino de qualidade que considere os interesses dos alunos diante das exigências do mundo contemporâneo. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação, desde 2019, vem dialogando, com professores e equipes diretivas, desenvolvendo o processo de reformulação do mesmo. Foram seminários, palestras com especialistas e, recentemente, encontros promovidos diretamente, em polos, com professores de cada segmento, ou seja, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a Subsecretária Pedagógica, Myrian Medeiros, com a reforma curricular, a ideia é adotar uma proposta cada vez mais  significativa para um conteúdo que busque se aproximar da realidade do aluno.

“Nossas reuniões têm sido muito produtivas. O apoio de mestres e doutores da rede tem sido fundamental e o currículo vai se definindo, conforme a fundamentação teórica de Antoni Zabala. Teremos novos encontros de todas as equipes de trabalho para sistematizações dos polos e, até dezembro deste ano, apresentaremos o material, para consulta pública. Após essa etapa, será enviada a primeira versão atualizada da Proposta Curricular – ano 2022. Em fevereiro,  daremos continuidade aos estudos e à implementação do currículo. À medida em que  promovemos novas etapas, envolvemos a todos e propiciamos a participação de um maior número de pessoas e profissionais das escolas”, explicou Myrian, que participou também do processo de construção do Currículo em 2002 e 2004.

Do Currículo emanam todas as ações da sala de aula, ele anuncia o que pode ser trabalhado pedagogicamente em cada ano de escolaridade, em cada sala de aula e em cada modalidade/etapa de ensino. Por isso, é construído de forma democrática e participativa.  Estão envolvidas na construção do Currículo todas as coordenadorias da Subsecretaria Pedagógica (SUPED), a Comissão de Reestruturação Curricular, composta por membros da SME, do Conselho Municipal de Educação e do Fórum Municipal de Educação. Além disso, há a parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o que fortalece os estudos  das novas concepções do Currículo.

“Uma proposta é um caminho, não é lugar…Nasce da realidade de uma pergunta e é também busca de uma resposta. É diálogo”! (Krame)

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