Sinônimo de amor incondicional, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado nesta terça-feira (02), e a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação Especial, está com uma variada programação sobre o tema para ser realizada ao longo do mês. A semana iniciou com uma produtiva roda de conversa com professores das classes especiais, no auditório da SME. De acordo com a coordenadora, Renata Vogas, foram enviadas para cada unidade escolar orientações pedagógicas a serem desenvolvidas junto aos alunos e familiares atividades de conscientização sobre o tema. “O sucesso só existe quando todos caminham juntos. Temos excelentes professores e gestores na nossa rede que realizam um trabalho de excelência. Nesse processo, sabemos o quanto é fundamental estabelecer o vínculo com a família”, destacou Renata.

A Escola Municipal Minas Gerais, por exemplo, foi um dos destaques do dia. Eles promoveram uma emocionante festa para seus alunos autistas e familiares. A professora Eliana Almeida, especializada na Educação Inclusiva, organizou uma homenagem, com direito a decoração, bolo e kit de guloseimas. “Esse encontro já virou tradição na minha turma. Amo o meu trabalho e aprendo muito com eles. Cada um tem a sua particularidade, mas são todos muito carinhosos. A gente se comunica por meio do olhar, do gesto, das emoções. Estou em processo de aposentaria, mas com o coração partido”, contou a educadora.

Para Rosimeri Alves, mãe de Jonathas Seixas, de 17 anos, aluno da Eliana desde 2013, a relação entre seu filho e a professora é a prova de que o amor é o ingrediente principal.  “Ele gosta muito da Eliana, se entrega, confia….A relação deles é muito bonita, é algo muito pessoal. Isso é importante para o desenvolvimento dele. Só tenho a agradecer o carinho que essa escola trata o meu filho. Desde a diretora ao motorista da van que o transporta diariamente”, elogiou.

A rede municipal de ensino de Duque de Caxias conta com cerca de 500 alunos autistas e 19 escolas de referência na inclusão desses alunos em  classes especiais. São elas: Minas Gerais, Dr. Álvaro Alberto, Ciep 405 – Ministro Santiago Dantas, Prof. Jair Alves de Freitas, Ruy Barbosa, Vinte e Um de Abril, Jardim Gramacho, Mauro de Castro, CIEP 318 – Paulo Mendes Campos, Tancredo Neves, Pedro Rodrigues do Carmo, Nilcelina dos Santos Ferreira, Carlota Machado, Regina Celi da Silva Cerdeira, Professor Vilmar Bastos Furtado, Oduvaldo Viana Filho, Professora Maria Araújo da Silva, Santa Luzia e Ciep 338 – Célia Rabelo.
Já as demais unidades escolares da rede possuem o aluno com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) matriculado no ensino regular, com atendimento educacional especializado, conforme prevê a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.

E.M. Minas Gerais

E.M. Professora Nilcelina dos Santos Ferreira

E.M Carlota Machado

E.M Professora Nilcelina dos Santos Ferreira