Oportunidades para o futuro! Alunos do 9º ano de escolaridade e da etapa V da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede municipal de ensino terão a chance de se especializar em um curso técnico federal. A novidade foi possível graças à parceria que a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias firmou com o IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia). Ao todo, estão sendo oferecidas 60 vagas, distribuídas nas áreas de Técnico em Plástico, Técnico em Petróleo e Técnico em Química. Para participar do processo seletivo, que será realizado por meio de um sorteio público, os interessados podem se inscrever a partir de hoje (16) até às 22h do dia 22 de setembro de 2021. A inscrição é gratuita.

Segundo a secretária de Educação, Roseli Duarte, esta parceria oferecerá aos jovens a oportunidade de estudarem em um Instituto conceituado pela comunidade acadêmica. “Os alunos, ao conquistarem uma vaga no IFRJ, terão grandes chances de ingressarem no mercado de trabalho em função do aprendizado especializado e de excelência,” declarou.

As inscrições, que estão sendo realizadas diretamente na unidade escolar onde o aluno estuda, deverão ser feitas somente pela internet. Caso haja dificuldade técnica, a Coordenadoria de Ensino Fundamental (CEF), localizada no 2º andar da Secretaria Municipal de Educação, auxiliará no preenchimento do formulário on-line. Vale destacar que para participar o estudante deve ter CPF (Cadastro de Pessoas Física), pois é uma exigência do IFRJ.

As informações referentes à realização do sorteio público, assim como a numeração atribuída a cada candidato, e demais informações referentes ao processo seletivo podem ser conferidas no link: https://smeduquedecaxias.rj.gov.br/smeportal/index.php/emifrj/