Nos embalos de um ensino que educa, inova e transforma. O encerramento do ano do projeto “Pequenos Passos”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, aconteceu no sábado (11/12), no Grêmio Poliesportivo de Xerém, e ficou marcado por um emocionante espetáculo de ballet, criatividade, cores e graciosidade. Sob o tema: “Respeitável Público, o Circo Chegou!”, talentosos alunos da Escola Municipalizada Sergipe, em Xerém, e da creche Ayrton Senna, em Jardim Primavera, encantaram o público, conduzidos pela professora e bailarina Grazi Di Castro. A abertura do evento contou com a participação especial do projeto Unicirco, que oferece oficinas circenses para alunos da rede e comunidade.

O espetáculo do projeto “Pequenos Passos” foi prestigiado pela secretária de Educação, Roseli Duarte, e contou com a presença da ex-secretária da pasta, Marise Ribeiro, que foi responsável pela implementação do projeto em 2017, na SME. Hoje, o trabalho, que funcionava em duas escolas, foi expandido para outras cinco unidades e ganhou mais uma professora, Thaíssa Adriane Palhão.

Roseli Duarte, por sua vez, tem motivos de sobra para comemorar: “O projeto Pequenos Passos tem um alcance que jamais foi visto na rede pública municipal de Duque de Caxias. A alegria dos responsáveis destas crianças ao vê-las participando é visível. E é gratificante para nós proporcionar momentos como esse. A nossa educação só tem a crescer”, destacou.

Muito emocionadas, as famílias que assistiram a apresentação eram só orgulho. Mariana da Costa, mãe da Isabela, de 12, e Rafaela, 8, alunas da E.M. Sergipe é um dos exemplos.

“Foi tudo lindo! Hoje, a minha filha mais velha quer ser bailarina profissional e a outra deve ir pelo mesmo caminho. Se não fosse a oportunidade daqui, essa descoberta jamais seria possível. É muita dedicação da escola e da professora Grazi. Sou muito grata”, comemorou.

O evento contou com a presença do vereador Junior Reis e das subsecretárias Pedagógica, Myrian Medeiros, Acompanhamento às Ações Institucionais, Iracema Costa, e de Administração e Gestão de Pessoal, Sônia Pegoral.

O projeto Pequenos Passos é coordenado pelo Departamento de Programas e Projetos Educacionais (DPPE) da SME. Hoje, as unidades contempladas são: Escola Municipalizada Sergipe, Creche Ayrton Senna, Escola Municipal Professora Maria Anger Dias Guarino, Creche Teresa de Lisieux, E.M. Cora Coralina, Creche E.M. Dr. Álvaro Alberto e E.M. Professora Olga Teixeira de Oliveira.