O cuidado para que todos os alunos se alimentem corretamente levou a equipe diretiva da Creche Dona Leda Granja Victer, em Nova Campinas, a criar um plano de ação, cujo objetivo é promover um acompanhamento alimentar individualizado dos alunos. A iniciativa deu tão certo que pais e responsáveis são só elogios:

“No início, o meu filho tinha dificuldade de se adaptar. Ele não queria comer aqui, só em casa. Eu já queria até desistir de trazê-lo. Mas a Ilma (diretora), pediu para eu acompanha-lo durante as refeições, até que ele se acostumasse. Hoje, além de ele estar se alimentando muito bem, passou a comer sozinho”, relatou Camilla dos Santos, mãe do Leon, de 4 anos.

Na primeira semana que matriculei minha filha, a equipe da escola me fez várias perguntas sobre como é a alimentação dela e o que ela gosta de comer. Até me surpreendi, pois isso é raro acontecer, ainda mais numa escola pública. Antes, minha filha comia mal tanto em casa. Hoje, ela não me dá mais trabalho”, contou Beatriz Silva, mãe da Sophia, de 2 anos.

De acordo com a equipe diretiva da creche, que existe há 3 anos, a necessidade de criar um acompanhamento minucioso dos alunos se deu pelo fato de alguns se negarem a comer ou se alimentarem muito pouco.

“A nossa preocupação é com aquela criança que permanece aqui por dez horas e não quer se alimentar direito. Daí, decidimos fazer um acompanhamento minucioso. Ou seja, passamos a anotar diariamente os nomes das crianças que passavam por essa situação para criarmos ações que mudassem esse quadro. São testes direcionados aos horários, gostos, hábitos e, em alguns casos, com a presença da mãe ou de um responsável. No início do ano, dos 200 alunos matriculados, cerca de 30 passavam por esse problema. Hoje, felizmente, a aceitação é de 100%”, comemorou Ilma Gonçalves, acompanhada da Orientadora Educacional, Suzete Melo.

About Marilea Lopes